Investimentos

Descubra aqui se ainda vale a pena investir no Tesouro Direto.

0

Muita se houve por ai se ainda vale a pena investir no tesouro direto, talvez seja por conta das da queda que a Selic está sofrendo de 2016 até o momento presente, ou pela estimativa de economistas que acreditam em um cenário em que a Taxa Selic vai fecha em 10,25% ano.

 

Levando em consideração a sua dúvida, resolvi fazer esse artigo, que por sinal irei responder de forma clara, e acredito que a resposta pode ser um divisor de águas em sua vida financeira, portanto, continue lendo esse artigo até o fim ok?

 

Primeiramente, entenda de forma rápida e certeira o tesouro direto…

 Ainda vale a pena investir no Tesouro Direto?

Entenda o Tesouro Direto

vale a pena investir no tesouro direto

Tesouro direto é um programa criado pelo tesouro nacional em parceria com a BM&F Bovespa, que permite a você comprar títulos da divida pública federal e ganhar dinheiro com isso ao comprar um título público, você empresta dinheiro ao estado financiar seus investimentos em saúde, educação e infraestrutura por exemplo.

 

em troca você recebe juros por esse empréstimo, com apenas 30 reais  você já pode se tornar um investidor do tesouro direto, são diversos  títulos com prazos de rentabilidades diferentes e você pode escolher o mais adequado a seus objetivos financeiros, de forma simples você não precisa pegar filas enormes, você faz tudo pela internet.

 

Entenda o que são Títulos Públicos

 

Para saber se vale a pena investir em títulos públicos, você deve saber o mínimo que é, o que são títulos públicos, os títulos públicos são aplicações de renda fixa, isso significa que o seu resgate pode ser dimensionado no momento do seu investimento Diferente das aplicações de renda variável como ações, que o retorno não pode ser estimado no momento da aplicação, além de ser um investimento em renda fixa, e por isso possuir menor risco que renda variável.

 

Os títulos públicos são 100% garantidos pelo tesouro nacional isso faz do tesouro direto a alternativa de menor risco do mercado, imagino que você deve estar se perguntando agora, mais oque são títulos públicos.

 

Entenda como funciona o mercado de títulos públicos

 

Como já sabemos o tesouro direto é um investimento de renda fixa, significa que o seu investimento pode ser dimensionado no momento da aplicação, porém isso não significa que os preços e taxas dos títulos públicos, não apresentem variação ao longo do tempo.

 

Se o investidor ficar com os títulos até a data do vencimento recebera o valor correspondente a rentabilidade correspondente no momento da aplicação. No entanto entre a data de compra e a de vencimento o preço do titulo oscila em função das condições de mercado quanto ao comportamento das taxas de juros da economia e o prazo do título escolhido.

 

Sendo assim em caso de venda antecipada da data do vencimento o investidor pode receber uma rentabilidade diferente  da contratada no momento da compra, No caso dos títulos prefixados e Pós-fixados atrelados á inflação, ou seja…

 

  • Tesouro Prefixado
  • Tesouro Prefixado com juros semestrais
  • tesouro IPCA+
  • Tesouro IPCA+ com juros Semestrais

 

Quando as taxas de juros dos títulos caem, seu preço aumenta, isso significa que os títulos se valorizam…

como funciona os titulos do tesouro direto

já um aumento nas taxas de juros dos títulos proporciona  um efeito contrario, diminuindo seus preços.

os prazos de vencimento dos títulos, também influenciam a intensidade com que os juros afetam seus preços quanto maior o prazo para o vencimento do titulo mais sensível seu preço e as alterações das taxas de juros. Sendo Assim quando as taxas de juros dos títulos caem o tesouro IPCA+ 2035 terá uma maior valorização do que o tesouro IPCA+ 2019 como exemplo.

títulos públicos

Com tudo, o tesouro Selic, que é um títulos pós-fixado atrelado á variação da taxa de juros básica da economia ,apresenta um comportamento diferente no seu preço quando há variação nesse indicador, todos os dias o tesouro Selic sobe um pouco, a velocidade que seu preço aumenta, depende da variação da taxa de Juros Selic.

 

Quando os juros sobem a sua rentabilidade aumenta,  assim sendo o título se valoriza mais, já quando a taxa de juros Selic caem sua rentabilidade diminui, mais é sempre positivo, assim não importa se a taxa Selic vai subir ou cair o valor do seu investimento sempre vai crescer, acompanhando a trajetória dos juros.

 

Levando isso em conta, o tesouro Selic é considerado o título mais conservador e geralmente oferece retornos menores quando comparado a os demais títulos disponíveis.

 

O seu extrato é atualizado considerando essas variações, havendo quedas nos preços dos títulos negociados no mercado o saldo do investidor cairá.

 

por outro lado se houver valorização do titulo o saldo do investidor ira se elevar, leve em consideração um fato que nunca muda se um investidor permanecer com os títulos até sua data de vencimento recebera o valor correspondente a rentabilidade contratada no momento da compra.

 

independente das variações do titulo ao longo da aplicação sendo assim, é importante você escolher o título mais adequado a seu objetivo financeiro, ou seja o vencimento do titulo deve ser compatível com a data que você pretende fazer o resgate da aplicação.

 

Todos temos sonhos e objetivos a serem alcançados, ou pelo menos deveríamos ter não é verdade, levando isso em conta, confira abaixo os títulos públicos existentes e veja qual se encaixa melhor no seu objetivo.

vale a pena investir em qual titulo publico

Títulos do Tesouro Direto

 

Basicamente, existem 3 tipos de títulos públicos que você pode investir cada um com sua característica diferente, é muito importante levar em consideração as diferenças e os riscos para tomar uma decisão adequada.

 

Títulos Pós-Fixados

 

Existem  3 tipos de títulos pós-fixados

  1. NTN-B Principal (Tesouro IPCA+)
  2. NTN-B (Tesouro IPCA + com Juros Semestrais)
  3. LFT (Tesouro Selic)

E recebem essa denominação porque os seus retornos mudam conforme o comportamento de variáveis da economia como a inflação, ou a taxa básica de juros Selic.

Um dos títulos público pós-fixados existente no mercado é o Tesouro Selic, seria uma boa alternativa para quem precisa a qualquer momento fazer um resgate rápido, por conta de não ter oscilações negativas.

 

Se você quer construir um ativo de reserva financeira de emergência essa é a melhor alternativa, além de possuir uma boa rentabilidade, levando em consideração que todos os dias o tesouro Selic sobe um pouco, a velocidade que seu preço aumenta, depende da variação da taxa de juros Selic, aonde o mesmo é atrelado.

 

Você deve ficar atento no momento da compra, referente a remuneração do título é acrescida ou decrescida de um pequeno ágio ou deságio, esses são fatores que ajudam a saber se vale a pena investir no tesouro direto.

 

Títulos Prefixados

 

Agora que você já sabe sobre os títulos pós-fixados deve saber sobre os títulos prefixados, e entender sua diferença o tesouro direto oferece dois tipos de títulos públicos prefixados.

 

  1. Tesouro Prefixado
  1. Tesouro Prefixado com juros Semestrais

 

Esses são títulos adequados para aqueles que querem saber de forma certeira a taxa de rendimento anual até o vencimento do título assim sendo, não ficando sujeito ás variações das taxas de juros, desde que, deixe o título investido até o seu vencimento como já sabemos.

 

se você tem objetivos a serem alcançados de médio a longo prazo, definitivamente vale a pena investir no tesouro direto, sendo mais preciso essa seria a opção mais adequada para você.

 

A única desvantagem dos títulos prefixados, é que são dependentes das oscilações do mercado, o valor do seu título pode cair porém, desde que você respeite a data de vencimento do título terá o retorno prometido no dia da compra.

 

Já o título com pagamento de juros semestrais, os famosos cupons,  é uma aplicação mais adequada para quem deseja uma renda extra.

 

Títulos mistos (indexados a inflação)

 

No mercado existem dois tipos de títulos públicos mistos os dois são indexados ao IPCA (índice oficial da inflação brasileira). 

 

  1. Tesouro IPCA+.
  1. Tesouro IPCA+ com juros semestrais.

 

A maior vantagem desses títulos públicos, é que, além do fato de serem corrigidos pela inflação, remuneram um adicional contratado no dia da compra sendo assim, seu ganho real é garantido, por conta do rendimento do seu título que sempre irá superar a inflação.

 

Normalmente os títulos com prazo de vencimento mais longo,  acabam ficando com fortes oscilações, de modo que, é um título recomendado para quem não vai precisar do resgate do dinheiro em breve.

 

Seria adequado, para aqueles que querem planejar uma aposentadoria confortável, essa modalidade vale a pena investir no tesouro direto, de forma similar a os títulos prefixados, os títulos indexados a inflação, também oferecem a forma de pagamento de juros semestrais, que por sinal, também é recomendável para quem quer ter um complemente a renda.

 

Agora que você já sabe o que é tesouro direto, já sabe o que são títulos públicos, já entendeu como funciona o mercado de títulos públicos e já sabe sobre os títulos do tesouro direto, vamos volta ao nosso maior foco, que é saber se ainda vale a pena investir no tesouro direto. 

 

Ainda vale a pena investir no tesouro direto?

tesouro direto

Em 2016 o tesouro direto teve um belo ano, rendendo como sempre bem mais que a poupança, atrelado de forma direta á taxa de juros os rendimentos do Tesouro Direto decolaram.

 

A taxa Selic sofreria uma queda das taxas comparadas com as taxas de 2017, segundo as expectativas dos economistas da pesquisa Focus, o ano de 2017 deve encerrar com a taxa Selic em 10,25% segundo um artigo publicado na administradores.

 

No momento presente 03/17 a meta Selic está em 12%, 0,967% mensal como pode ver na tabela abaixo.

 

Se levarmos em consideração a meta Selic deis do 01/17 do primeiro mês do ano, que começou em 13,27%, mensal de 1,043% a taxa Selic claramente sofreu uma queda de até 1,71% no segundo mês de 2017, e de 1,58% no terceiro mês, o que sustenta a possibilidade de encerrar o ano em até 10,25% como afirma a pesquisa da focus.

 

 

Ainda sim em meu ponto de vista, vale a pena investir no tesouro direto, e muito,  o tesouro direto continua rendendo bem mais que a caderneta de poupança, principal opção de investimento dos Brasileiros, e vai continuar acima da inflação que está em 4,57% o ano.

 

Alias se fosse você não perderia mais tempo, começaria  a investir no tesouro direto agora! , quanto mais cedo você começar, mais cedo vai poder fazer o seu resgate de acordo com seus objetivos financeiros.

 

Se gostou do artigo compartilhe, se ficou alguma dúvida ou tem algum comentário, comente, estou a disposição para ajudar, até a próxima!

You may also like
Como Funciona o Tesouro IPCA+ Com Juros Semestrais?
Quais são os títulos pré-fixados? Guia Completo.