Investimentos

Títulos Públicos Com Rentabilidade Vinculada à Variação Do IPCA

0

Imagino que você esteja com objetivos financeiros de médio a longo prazo, isso por querer saber quais são os títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA, aqui nesse artigo você vai saber quais são os títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA, confira. 

Saiba Quais os Títulos Públicos Com Rentabilidade Vinculada á variação do IPCA

 

Existem basicamente 2 títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA

 

  • Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)

 

  • Tesouro IPCA+ Com Juros Semestrais (NTN-B)

 

Ambos são títulos pré-fixados,  os títulos pré-fixados possuem rentabilidade definida no momento da aplicação, ou seja, o investidor fica sabendo exatamente o valor que irá resgatar se mantiver o seu investimento até a data do vencimento do título.

 

O Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)  e o Tesouro IPCA+ com juros semestrais (NTN-B), são modalidades do tesouro direto, são títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA.

 

Veja abaixo as principais características dos Títulos Públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA

 

  • Proporcionam rentabilidade real, sendo assim, o investidor está protegido das variações do IPCA ao longo da duração do investimento

 

  • Normalmente possuem o maior prazo para aplicação. até o momento atual contam com investimentos de até 2050.

 

  • Indicado para aqueles que desejam fazer poupança de médio a longo prazo, inclusive para aposentadoria, compra de casa própria e outros.

 

O Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) e o Tesouro IPCA+ com juros semestrais (NTN-B), são títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA, acrescida dos juros definidos no momento da compra, isso permite ao investidor obter rentabilidade em termos reais, aumentando seu poder de compra ao se proteger de flutuações do IPCA.

 

Conheça em detalhes abaixo os 2 títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA…

 

Títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA: Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)

 

O Tesouro IPCA (NTN-B Principal), é um dos títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA, possui fluxo de pagamento simples, sendo assim, o investidor faz a aplicação e resgata o valor de face ( valor investido somado á rentabilidade) na data de vencimento do título.

Títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA

 

A rentabilidade desse título é dada pela diferença do seu preço no momento da aplicação e o seu preço na data do seu vencimento que é sempre igual a R$1.000,00 por cada unidade de título.

 

Esse título possui fluxo de recebimento simples, como dito antes, você faz a aplicação  e recebe o valor investido somado a rentabilidade somente na data de vencimento.

 

No entanto, caso queira, você pode efetuar o resgate antecipado os recursos aplicados, nesse título o vendendo para o tesouro nacional, que garante a sua recompra todos os dias.

 

Vale salientar que no momento do resgate antecipado, esse título será recomprado por seu valor de mercado que poderá ser maior, ou menor que o valor que você pagou por ele.

 

Títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA

 

Isso ocorre por conta das variações que os preços dos títulos sofrem ao longo do tempo, devido a alguns fatores nível de procura, variação na taxa de juros da economia, entre outros fatores.

 

Para se chegar a rentabilidade liquida desse tipo de investimento é preciso deduzir da sua rentabilidade bruta, a taxa de administração, cobrada por sua instituição financeira a taxa de custódia cobrada pela BMF&BOVESPA e o IR (Imposto de renda) que nesse caso se da no vencimento do título ou no momento do seu resgate antecipado, seguindo alíquotas regressivas.

 

Títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA

 

Se você mantiver seu investimento por no mínimo 2 anos, a alíquota devida do IR será a menor possível de 15% de acordo com a sua rentabilidade, por conta de suas características o tesouro IPCA+ título público vinculado a variação do IPCA, é indicado para aqueles que tem objetivos financeiros de médio a longo prazo.

 

Como a compra de um carro ou a realização de uma viagem, para quem prioriza receber de antemão, o quanto irá receber no vencimento da aplicação e para quem pode esperar até o vencimento do título para receber o valor investido acrescido da rentabilidade que foi contratada no momento da aplicação.

 

Títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA

 

Também é indicado para quem aposta em uma queda na taxa de juros sica da economia  pois nesse caso a sua rentabilidade será assegurada em um patamar superior a rentabilidade oferecida por outros investimentos do mercado que tendem a acompanhar a trajetória declinante da taxa Selic.

 

Títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA

 

Veja as principais características do Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)…

 

  • Traz mais conforto ao investidor, pois suprime a preocupação e o trabalho necessário ao reinvestimento, e reduz o custo de transação.

 

  • Proporciona rentabilidade acima da inflação.

 

  • Fluxo simples: uma aplicação e um resgate.

 

  • Formação de preços simplificada, com metodologia de cálculo mais fácil para o investidor

 

Títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA: Tesouro IPCA+ Com Juros Semestrais (NTN-B)

 

O Tesouro IPCA+ Com juros semestrais (NTN-B), outro dos títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA funciona diferente do tesouro IPCA+, no tesouro IPCA+ com juros semestrais o rendimento da aplicação é recebido pelo investidor ao longo do investimento, por meio do pagamento de juros semestrais (cupons de juros).

 

Veja o fluxo de pagamento do Tesouro IPCA+ Com juros semestrais (NTN-B) abaixo…

 

Títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA

 

Sendo assim, os seus rendimentos são creditados na sua conta a cada 6 meses durante o período do vencimento na data de vencimento do título, você também irá receber R$1.000,00 por cada unidade de título, além da ultima  parcela de juros semestrais. 

 

Títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA

 

é mais indicado, para quem deseja receber um fluxo de rendimentos periódicos, para fazer frente  a suas necessidades financeiras, isso porque, a cada recebimento desses rendimentos, á um desconto do imposto de renda, também respeitando alíquotas regressivas.

 

Títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA

 

Sendo assim, se você não precisa desses retornos ao longo da aplicação, é recomendável que você opte por títulos que pagam toda sua rentabilidade somente no seu vencimento, postergando o desconto do IR e permitindo que o seu dinheiro permaneça integralmente aplicado, rendendo juros sob juros, de forma a gerar um maior retorno ao final da aplicação.

 

Veja abaixo a tabela regressiva de tributação

 

Títulos públicos com rentabilidade vinculada á variação do IPCA

 

Veja agora as principais características do tesouro IPCA+ com juros Semestrais…

 

  • Proporciona rentabilidade real. (acima da inflação)

 

  • indicado para o investidor que deseja obter um fluxo de rendimentos periódicos (cupons semestrais)

 

  • indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada ao IPCA.

 

  • Indicado para o investidor que deseja fazer poupança de média a longo prazo.

 

Bom, agora você já sabe quais são os títulos públicos vinculados a variação do IPCA, chegamos ao final desse artigo, se gostou compartilhe, se tiver dúvidas comente, até a próxima e grande abraço!

 

You may also like
Quais são os títulos pré-fixados? Guia Completo.
Tesouro Direto Descomplicado Vale a Pena? Verdade Chocante resumida nesse artigo.