Educação Financeira

É melhor investir em ações ordinárias ou preferenciais?

0

Sempre que se tem 2 opções, é necessário tomar uma decisão, o problema é que no mercado de ações, uma decisão errada, pode custar rios de dinheiro para o investidor, pensando em ajudar você a tomar a melhor decisão, resolvi fazer esse artigo, aonde mostro de uma vez por todas se é melhor investir em ações ordinárias ou preferenciais, confira e tome a decisão certa.

 

É melhor investir em ações ordinárias ou preferenciais?

 

Investir em ações é totalmente diferente de investir em títulos públicos por exemplo, que é um investimento de renda fixa, já as ações são papeis de renda variável, os Brasileiros tem procurado cada vez mais por diversificar os investimentos, saindo do convencional como por exemplo a caderneta de poupança, por conta disso tem surgido muitas perguntas como…

 

É melhor investir em ações ordinárias ou preferenciais? Uma dúvida cada vez mais recorrente, a grande verdade é que, isso vai depender muito de seus objetivos, se você ainda não se decidiu, tem grande chance de ainda não ter se decidido por que não entendeu a fundo, como funciona ações ON e as ações PN, pode ser que nem saiba o que são ações ON e ações PN.

 

E esta tudo bem, nos próximos tópicos você vai passar a entender ações ordinárias e ações preferenciais, de uma forma simples, e depois de ter entendido os conceitos, vai poder até explicar para familiares e amigos.

 

Mais importante que isso, é você entender as ações ordinárias e preferenciais, para tomar decisões certas, então por isso, confira abaixo o que são e como funcionam as ações ordinárias.

 

É melhor investir em ações ordinárias ou preferenciais: O que são e Como funcionam as Ações Ordinárias ?

 

entenda ações ordinárias

Para saber se é melhor investir em ações ordinárias ou preferenciais, entenda com funciona as ações ordinárias, como sabemos, existem as ações ordinárias e as preferenciais, nesse momento, vamos falar sobre as ações ordinárias, ordinárias, vem de ordem, e o que é essa ordem? É o direito de voto em assembleia, na proporção de 1 voto por ação.

 

Ou seja, em outras palavras, eu digo que o acionista detentor de ações ordinárias é aquele que pode ajudar a decidir os rumos  da empresa.

 

Porque se ele , hoje tem o poder de voto, digamos que o voto dele, seja o voto de desempate em uma decisão de venda da companhia.

 

Então faz sentido falar para você, que o detentor pode decidir os rumos da empresa, sim ele pode, então, o detentor de ações ordinárias, tem voto em assembleias.

 

As ações ordinárias, se você entrar em alguma instituição financeira, na sessão de ações, vai ver, as ações ON (Ações ordinárias nominativas)  e as ações PN (preferenciais nominativas).

É interessante você saber que, o novo mercado só permite a emissão de ações ordinárias, ai você me pergunta porque?

 

Simples, porque subentende-se que se a empresa tem 100% de ações ordinárias, significa que todos os acionistas, podem votar nas assembleias.

 

E se eles podem votar nas assembleias, significa que o grau de transparência dessa empresa é muito grande, só tem ações ordinárias na sua composição, a expressão…

 

Uma ação um voto

 

Significa o que? significa que essa empresa tem 100% de suas ações ordinárias, significa que cada ação daquela empresa equivale a um direito de voto na assembleia, sendo assim, significa que essa empresa não possui ações preferenciais.

 

É melhor investir em ações ordinárias ou preferenciais: O que são e Como funcionam as Ações Preferenciais ?

 

é melhor investir em ações ordinárias ou preferenciais

Agora vamos falar sobre as ações preferenciais, bom, primeiro o nome já tem que vir na sua cabeça que preferencial é o investidor que abriu mão do direito de voto em assembleia, por conta de alguma preferencia.

 

Mais quais são essas preferencias?

 

Prioridade no recebimento de dividendos, participação do lucro de 25% do lucro liquido do exercício da empresa, o investidor que investe em ações preferenciais também, recebe 10% a mais também em dividendos do que for distribuído por ação ordinária, preferencia para subscrição de ações também.

 

Que nada mais é que o direito que o acionista tem de manter sua posição acionária quando tem um novo lançamento, então o investidor que decide investir em ações preferencias, tem essas preferencias.

 

Ele abre mão, do direito de voto, em troca dessas preferencias, no entanto, isso não significa que esse tipo de investidor é proibido de votar em assembleias, mesmo porque é muita coisa ligada a dividendos, dividendos nada mais é que a participação de lucro.

 

Então pergunto a você, toda empresa é obrigada a dar lucro?

 

Não necessariamente, só que esse tipo de investidor não pode ser penalizado também né, se ele escolheu aquela ação preferencial, porque ele gostaria de preferencia, e prioridade no recebimento de dividendos, dividendos um pouco maior significa que ele está pensando que aquela empresa vai dar lucro.

 

Então o que acontece se a empresa não der lucro?

 

A empresa não da lucro no 1° ano, não da lucro no 2° ano, não da lucro no 3° ano, se isso acontecer, a partir do 4° ano o investidor que decidiu investir em ações preferenciais, adquire o direito de voto.

 

As ações preferenciais não podem, ser emitidas em um montante superior a 50%,  o acionista que tem ações preferenciais, é conhecido como preferencialista, agora vamos a conclusão para saber se é melhor investir em ações ordinárias ou preferenciais.

 

É melhor investir em ações ordinárias ou preferenciaisConclusão.

 

Muitas empresas de capital aberto no brasil ainda possuem ações ordinárias e ações preferenciais a grande diferença entre essas 2 classes de ações, é que as ações preferenciais, dão direto a maior numero de dividendos enquanto as ações ordinárias, lhe dão direito a voto.

 

Se você não pretende tomar controle de uma empresa de capital aberto, você pode simplesmente, ficar com ações preferenciais, vamos dizer que as ações preferenciais escolhidas, paguem sempre 10% a mais em dividendos do que as ações ordinárias.

 

Nesse caso, todas as vezes que as ações ordinárias, ficarem 90% ou menos que as ações preferenciais,  você poderia fazer um movimento, saindo das ações preferenciais, adquirindo com o mesmo valor, mais ações ordinárias, e no outro momento quando as ações ordinárias, se valorizarem e se aproximarem das ações preferenciais você faz a nova troca.

 

Espero ter sido claro, e ajudado você a esclarecer se é melhor investir em ações ordinárias ou preferenciais, se gostou do artigo faça sua parte e compartilhe com mais pessoas, caso tenha alguma sugestão, ou queira fazer algum comentário por favor não exite, grande abraço e até a próxima!

You may also like
Como Economizar Dinheiro Sendo Autônomo – Guia Completo
Como Conseguir Liberdade Financeira: Guia Definitivo.