Educação Financeira

Diferença Entre Ativo Financeiro e Passivo Financeiro Entenda Rapidamente

0

O que você mais vai achar por ai são definições sobre  ativo financeiro e passivo  financeiro, também vai se deparar com artigos complexos tentando explicar a diferença entre ativo financeiro e passivo financeiro, levando isso em consideração resolvi fazer um artigo deixando claro a diferença entre esses conceitos, entenda cada um deles rapidamente.

Diferença Entre Ativo Financeiro e Passivo Financeiro

 

Ativo Financeiro

 

Ativo financeiro é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso periodicamente, como um investimento, seja em ações ou títulos públicos do governo, muitas pessoas não tem conhecimento desse simples conceito que é essencial para ter uma vida financeira saudável, muito menos a diferença entre ativo financeiro e passivo financeiro, fiz esse artigo com a intensão de deixar tudo claro para você.

 

Você deveria concentrar suas energias, gastar seu tempo e investir seu dinheiro,  em seus próprios  ativos financeiros, antes de mais nada, devo lhe dar os parabéns por estar aqui, está gastando seu tempo com algo extremamente útil e fundamental, garanto que você está um passo na frente de muitas pessoas, continue avançando você está no caminho certo, para reforçar ainda mais seu conhecimento vou citar abaixo alguns tipos de ativos financeiros.

 

Ativos Financeiros

 

Existem diferentes classes de ativos financeiros, para ter uma carteira de investimentos bem diversificada você deve ter no mínimo 3 classes de ativos diferentes, vou citar aqui os 3 classes de ativos financeiros mais comuns.

 

Segundo Rafael Seabra do blog quero ficar rico, cada classe de ativo desempenha uma melhor função em uma carteira de investimentos, confira abaixo os diferentes tipos e suas funções.

Ativos de reserva financeira

 

Essa classe de ativo geralmente é atrelada a renda fixa, tem alta liquidez porém pouco rendimento, É importante enxergar essa classe de ativo financeiro como um fundo de emergência, um dinheiro que esteja guardado para alguma eventualidade, ou para algum fim a curto prazo que você tenha em mente.

 

Como se trata de uma reserva que você irá usar em algum caso de emergência ou para algum objetivo de curto prazo, você deve acumular esse dinheiro, em uma aplicação que lhe permite resgate fácil, mais abaixo vou citar aonde investir sua reserva.

 

Você determinara o tamanho de sua reserva financeira, uma atitude inteligente após construir uma boa reserva financeira seria investir de forma correta a mesma para obter algum rendimento veja abaixo aonde investir sua reserva financeira.

Onde investir sua reserva financeira

 

Como se trata se uma reserva financeira, que você ira usar em caso de alguma emergência ou algum fim a curto prazo é adequado investir em ativos com liquidez diária como títulos públicos.

 

Você deve investir em algum lugar que possa resgatar com facilidade, vale salientar que o seu ativo de reserva financeira seja investido em ativos de renda pós fixados, pois nos títulos pós-fixados você não corre o risco de desvalorização do dia para a noite, diferente dos ativos  pré-fixados que tem uma maior oscilação.

 

Se você encontrar um ativo que respeite esses 2 critérios o 3° será de rentabilidade, quanto maior o valor de sua reserva financeira mais rende, em resumo você precisa investir seu ativo de reserva financeira em ativos com…

 

  • Liquidez diária
  • De renda fixa
  • Pós-fixados

Os principais ativos adequados nesses critérios são…

  • CDBs
  • Tesouro Selic (LFT)
  • LCIs e LCAs
  • Fundos DI e de renda fixa com carteira majoritariamente pós-fixada

Ativos de geração de renda

 

Ativos de geração de renda, são aqueles que fornecem renda para você de tempos em tempos, periodicamente, imóveis locados para terceiros, fundos imobiliários são ótimos geradores de renda, confira abaixo 3 ativos de geração de renda.

Imóveis

 

Imóveis pode ser tanto um ativo financeiro quanto um passivo financeiro, a diferença entre ativo financeiro e passivo financeiro, é que enquanto um coloca dinheiro em seu bolso o outro tira, quando você compra um imóvel para morar, se torna um passivo financeiro, por conta dos gastos que você tem para manter uma residencia como pagar IPTU, conta de água, conta de luz, e por ai vai.

 

Como aqui queremos saber sobre ativos, Alocação de imóveis em meu ponto de vista é o ativo de geração de renda mais popular até o momento atual no pais e podem ser usados em 2 finalidades, acumular patrimônio com a valorização do imóvel, ou gerar renda com aluguéis.

 

Você deve estar se perguntando, “já que um dia poderei vender meu imóvel, pagar contas para mante-lo não o faz um passivo financeiro”, porém você deve levar em consideração, a incerteza quanto a valorização, a valorização depende tanto das condições do mercado e da região quanto o próprio imóvel em si.

 

Você deve conhecer alguém ou pelo menos escutado falar sobre alguém, que tem algumas casas de aluguel, é um investimento simples de entender, porém é necessário bons recursos financeiros para investir nesse ativo, vamos concordar que construir ou comprar um imóvel não é uma coisa acessível a todos.

 

É imprevisível a valorização de um imóvel no meu ponto de vista, é incerto o crescimento da cidade que pode gerar diferentes valorizações de bairro para bairro, logo se está procurando um ativo de geração de renda, seria mais adequado, alocar o imóvel.

 

Fundos imobiliários

 

Os fundos imobiliários são ativos de geração de renda, mais acessíveis para o investidor que deseja investir em imóveis,  fundos de investimentos aplicam o dinheiro em imóveis, normalmente corporativos, como edifícios empresariais e shopping centers de alto padrão.

 

Como estamos abordando ativos de geração de renda, os fundos imobiliários que geram renda para seus cotistas, são aqueles que focam no investimento em imóveis de aluguel, colocam mensalmente o valor do aluguel em dinheiro na conta dos cotistas.

 

Além de existir também fundos que investem em papéis de renda fixa que financiam os investimentos imobiliários, como as LCIs E CRIs, normalmente os rendimentos desses fundos contam com uma proteção a inflação, por conta dos alugueis dos imóveis que costumam ter correção periódica por índices de preços.

 

Ações que pagam dividendos

 

Ações que pagam dividendos são ativos mais arriscados, investidores experientes que gostam de renda variável preferem as que pagam bons dividendos para construir patrimônio ou viver de renda, normalmente começam reinvestindo os dividendos pagos pelas empresas em novas ações.

 

nesse momento você deve estar se perguntando o que são dividendos, dividendos são parte dos lucros da empresa atribuídas aos acionistas, quando uma empresa tem lucro, a gestão opta por investir este valor no negócio ou pagar dividendos aos acionistas.

 

Além disso tendem a fornecer uma proteção indireta contra a inflação, em teoria acompanham os reajustes de preços das empresas.

 

Ativos de Crescimento

 

Ativos de crescimento são aqueles que possuem maior volatilidade no curto prazo, porém a longo prazo irá proporcionar um maior crescimento do seu patrimônio, ações de boas empresas ou bons ETFs são bons ativos de crescimento patrimonial.

 

As oscilações são excelentes oportunidades para comprar bons ativos, levando em consideração que o investidor tenha feito uma boa analise e tenha certeza de que realmente é um bom ativo, pagando pouco.

 

Passivo financeiro

Diferença entre ativo financeiro e passivo financeiro

 

Seguindo a mesma linha, de forma simples, para que você entenda a diferença entre ativo financeiro e passivo financeiro, passivo financeiro é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso,  que gera despesas, gastos, é completamente o oposto de um ativo financeiro, sendo assim, é tudo aquilo que se pode ser adquirido ou criado que vai lhe trazer despesas periodicamente.

 

As pessoas adquirem passivos pensando que estão investindo em ativos, isso os coloca na chamada “Corrida dos Ratos” um termo usado por Robert Kiyosaki no livro Pai Rico Pai Pobre, você já deve ter visto ratos correndo em uma roda sem fim.

 

tentando escapar, correm, correm, correm… Mais nunca saem do lugar.

 

As pessoas infelizmente se colocam na mesma situação, quando não sabem a diferença entre ativo financeiro e passivo financeiro, contraindo cada vez mais dividas na intenção de aumentar a qualidade de suas vidas, e acabam por ficar endividados tendo que trabalhar cada vez mais, para contrair cada vez mais dividas.

 

De uma olhada abaixo nos exemplos de passivos financeiros…

 

Casa na praia

 

É um passivo financeiro, gera despesas periodicamente, como IPTU, conta de água, de luz, manutenção e todos os gastos inclusos de um imóvel.

 

Carro de passeio

 

É um passivo financeiro, você tem gastos periódicos, com gasolina, IPVA, licenciamento, seguro e todos os gastos inclusos de um automóvel.

 

Não estou dizendo que uma casa na praia ou um carro seja algo ruim, nada disso é algo muito bom, porém gera gastos e se você não tiver uma boa quantidade de ativos que lhe geram renda para arcar com os gastos desses passivos, corre o risco de perder tudo ou não conseguir construir um patrimônio para ter liberdade financeira lá na frente, de fato, seria mais inteligente investir em mais ativos de que passivos, e isso é claro.

 

Conclusão Diferença entre ativo financeiro e passivo financeiro

 

Podemos chegar a conclusão de que ativo financeiro é tudo aquilo que coloca dinheiro em seu bolso, e passivo financeiro é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso, suas despesas, espero que tenha ficado claro para você e que você faça bom uso do que aprendeu aqui, me diga o que achou do artigo nos comentários, se puder ajudar em algo estou a disposição, até a próxima!

You may also like
Quais são os títulos públicos atrelados a inflação? Descubra aqui.
Como Economizar Dinheiro Sendo Autônomo – Guia Completo