Investimentos

Como Funciona O Tesouro Direto Selic? Aprenda rápido aqui.

0

As pessoas estão buscando cada vez mais informações sobre títulos públicos, por conta de diversos fatores que não irei citar aqui, pois não é nosso foco, devo lhe parabenizar por estar aqui querendo saber como funciona o Tesouro direto Selic, e te encorajar a ler todo esse artigo, porque além de ter sua dúvida solucionada, vai poder ensinar a outros que tem interesse sobre o assunto.

 Como Funciona O Tesouro Direto Selic?

 

Antes de saber como funciona o tesouro direto Selic, Sem muitas de longas, entenda de forma simples e breve O que é o Tesouro Selic.

 

O que é o Tesouro Direto Selic

 

 

Em um passado um pouco distante, para ser mais exato no dia 10/03/2015 o Tesouro direto muda o nome de títulos a fim de ter liquidez diária, segundo um artigo publicado pela infomoney, diz tesouro direto que as mudanças foram feitas para atender os anseios dos investidores e agentes participantes.

 

O Tesouro Direto implementou a recompra diária para os títulos públicos negociados nesse programa.

 

Como funciona o Tesouro Selic

 

O governo tomou essa decisão, a fim de simplificar o tesouro direto, com essa mudança a LFT (Letra Financeira do Tesouro)  passou a se chamar Tesouro Selic.

 

O Tesouro Selic, nada mais é que um título público, emitido pelo Tesouro Direto, um programa criado pelo tesouro nacional em parceria com a BM&F Bovespa.

 

De forma simples e breve como tinha dito antes, você aprendeu o que é o Tesouro Selic, agora, vamos ver como funciona o tesouro direto Selic, leia atentamente para não deixar passar nada despercebido ok?

 

Então vamos tocar o barco, entenda agora como funciona o tesouro direto Selic…

 

Como funciona o Tesouro Direto Selic

 

O Tesouro Selic é um título pós-fixado cuja rentabilidade segue a variação da taxa Selic, a taxa  de juros básica da economia. 

 

Como funciona o tesouro direto selic

 

O Tesouro Selic, possui fluxo de recebimento simples, sendo assim você faz a aplicação, e recebe o valor aplicado somado a aos rendimentos na data de vencimento dos título ou antes disso, caso você opte por resgatar seu investimento antecipadamente. 

 

aprenda o fluxo de recebimento do tesouro selic

 

Devo alerta-lo, sobre algo de extrema importância que pode afetar drasticamente sua rentabilidade ao investir no Tesouro Selic, nesse momento estou lhe explicando como funciona o Tesouro Selic, nos tópicos a seguir, você vai descobrir como resgatar antecipadamente seu investimento pode afetar sua rentabilidade, então leia todo o artigo certo?

 

Voltando a explicar como funciona o tesouro Selic, por ser um título pós-fixado não é possível saber o quanto você irá receber de forma certeira na data de vencimento, diferente dos títulos pré-fixados como o IPCA+ principal (antiga NTN-B principal) e o IPCA+ com juros semestrais (antiga NTN-B), que você sabe o valor que irá receber na data de vencimento do título.

 

Não tem como saber de forma exata a o que vai resgatar no vencimento do título, porque o Tesouro Selic é atrelado a taxa de juros Selic, que provavelmente pode ser alterada durante o tempo do investimento, o preço do Tesouro Selic é atualizado diariamente pela taxa Selic efetiva do dia.

 

A  forma que seu preço é atualizado, depende do nível dessa taxa de juros, quando os juros sobem a sua rentabilidade a partir desse momento aumenta, nesse cenário o título se valoriza mais rápido, como pode ver na ilustração abaixo.

 

aprenda sobre a taxa de juros básica da economia

 

Já em um cenário em que os juros estão caindo, sua rentabilidade futura cai, reduzindo a sua intensidade de ajuste de preço, veja na ilustração abaixo. 

 

 

 

Assim pouco importa se a taxa Selic vai subir ou cair, pois por esse fator de capitalização, o valor do seu investimento sempre vai aumentar, como pode ver na ilustração a seguir. 

 

 

Além disso, os rendimentos oferecidos pelo Tesouro Selic dependeram do preço sob o qual o mesmo estiver sendo negociado, no exato momento da aplicação, pode estar ao par com ágio e deságio.

 

vamos entender melhor a rentabilidade oferecida pelo tesouro Selic, para reforçar seu conhecimento, acredito que só tem a ganhar, continue atento na leitura e seu detalhes.

 

Veja nessa analise como essa informação, referente a rentabilidade, pode aparecer no site do Tesouro Direto na coluna referente a rentabilidade bruta anual, oferecida pelo Tesouro Selic, você poderá enxergar 0,00, quando está em branco é esse o valor, e isso significa que você vai receber como retorno exatamente a taxa Selic acumulada no período entre a data da aplicação e a data de vencimento do título.

 

 

 

Sendo assim, se a taxa Selic for de 10% ao ano por exemplo, você vai receber de retorno 10% ao ano, nesse cenário, você vai estar comprando um título ao par. 

 

 

No caso da mesma coluna estar preenchida com valores negativos, -0,02 por exemplo você vai receber no resgate, a taxa Selic do Período -0,02 pontos percentuais, assim sendo se a Selic for de 10% ao ano a sua rentabilidade será de 9,98% a.a (ao ano), nesse cenário você vai estar comprando um título com ágio, ou seja, um título mais caro do que seu valor ao par, pelo fato de estar mais caro, sua rentabilidade fica abaixo da taxa Selic. 

 

 

 

Pois bem, imagine agora outro cenário, aonde um título está oferecendo um valor positivo como +0,02 pontos percentuais, aonde sua taxa de rentabilidade, vai ser dada pela variação da Selic +0,02, sendo assim, se a taxa Selic for de 10% a.a. você vai ter como taxa de rentabilidade 10,02% a.a., e se a taxa for para 14,25% a.a. você vai ter uma taxa de retorno de 14,27% a.a. nesse cenário, você vai estar aplicando em um título com deságio… 

 

 

 

isso significa que você vai estar comprando um título mais barato do que o seu valor ao par que por consequência vai adquirir um nível de rentabilidade superior a taxa Selic .

 

Agora você já sabe como funciona o Tesouro direto Selic, pensando melhor, ainda falta uma coisa, falar sobre equilíbrio.

 

O equilíbrio da oferta e demanda pelo tesouro Selic é que vai determinar se o seu preço vai ser negociado ao par, com ágio e deságio.

 

 

 

 

 

o Tesouro Selic é considerado o título mais conservador do mercado, até aqui, a sua pergunta já foi respondida, espero que de forma clara, quando alguém lhe perguntar como funciona o tesouro Selic, poderá responder tranquilamente, possivelmente essas informações podem ter despertado ainda mais sua vontade de investir, mais antes disso, saiba de mais algumas coisas, importantes, talvez até mais importantes do que saber como funciona o tesouro direto Selic, veja para quem é indicado o tesouro Selic. 

 

Para quem é Indicado o Tesouro Direto Selic

 

  • Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada atrelada á taxa de juros básica da economia Selic.

 

  • Indicado para o investidor que deseja montar um fundo de emergência.

(Sabe porque é esse título é recomendado para quem deseja fazer uma reserva financeira porque além de superar a rentabilidade da poupança, esse título tem boa liquidez (facilidade para resgatar o dinheiro) e baixo risco, como é um título pós-fixado atrelado a taxa básica de juros Selic ele não possui volatilidade e o tesouro direto faz a recompra todos os dias úteis, logo se o investidor precisar do dinheiro com urgência, poderá vender seus títulos sem correr o risco de perda de valor de mercado).

 

  • Indicado para o investidor que tenha o perfil mais conservador.

 

Vantagens do Tesouro Direto Selic

 

Vantagem 1: Baixa volatilidade, cujo perfil conservador faz indicado para cenários de alta dos juros ou de forte instabilidade no mercado.

 

Vantagem 2: Todos os dias o preço da LFT sobe um pouco, isso significa que a rentabilidade da LFT será diária, o governo divide a taxa Selic (que é uma taxa anual) em pequenos taxas diárias sendo assim se a taxa Selic é de 10,75% a.a. todos os dias úteis a LFT renderá 0,040% aproximadamente.

 

Vantagem 3: Possui Liquidez diária (pode resgatar o dinheiro quando bem entender).

 

Desvantagens do Tesouro Direto Selic

 

Desvantagem : Como se trata de um título cuja rentabilidade se dá em termos nominais e é dependente do futuro da política monetária Brasileira o fluxo nominal é incerto, já que depende da evolução do seu indexador, a taxa básica de juros da economia.

 

Como Investir no Tesouro Direto Selic

 

Antes de mais nada é necessário que você abra uma conta em alguma corretora (escolha uma com as menores taxas, procure por uma corretora independente, normalmente os bancos fazem esse tipo de aplicação, porém visando a lucratividade deles mesmos e não a sua).

 

Já no processo de compra, normalmente, no site das corretoras existe um espaço restrito unicamente para clientes, onde você poderá selecionar o título que deseja comprar e depois confirmar a compra com apenas alguns cliques do mouse.

 

O dinheiro da aplicação é debitado da sua conta da corretora ou na conta corrente de seu banco, a parte que mais vai demandar trabalho de sua parte não é a compra do título, e sim aprender qual título deve ser comprado de forma autônoma, sem precisar perguntar isso para alguém.

 

Em minha opinião, é de extrema importância que você saiba investir seu dinheiro da forma certa sem depender de ninguém, por conta disso esse blog foi criado, a fim de contribuir com aqueles que estão a fim de se educar financeiramente, existem uma aula completa gratuita que mostra como investir no tesouro direto, você pode ver essa aula clicando aqui.

Conclusão

 

Agora você já sabe como funciona o tesouro direto Selic, Sabe que o Tesouro Selic, é um título público pós-fixado, atrelado a taxa básica de juros da economia Selic emitido pelo Tesouro Direto, um programa criado pelo tesouro nacional em parceria com a BM&F Bovespa, além disso vamos ver o que você aprender aqui.

 

  • O que é o Tesouro Selic

 

  • Como Funciona o Tesouro Selic

 

  • Para quem é indicado o Tesouro Selic

 

  • Vantagens do Tesouro Selic

 

  • Desvantagens do Tesouro Selic

 

  • Como investir no Tesouro Selic

 

Chegamos ao fim, compartilhe esse artigo para que outras pessoas também tomem conhecimento, cada um  fazendo sua parte, estamos juntos ajudando a construir um melhor cenário econômico para todos, caso tenha algum comentário comente, se puder ajudar em algo, fale comigo, entre em contato, grande abraço e até a próxima!

You may also like
Quais São Os Títulos Pós-fixados? Guia Completo.
Tesouro Direto Ou Previdência Privada? Descubra o melhor para você.