Educação Financeira

Como Economizar Dinheiro Sendo Autônomo – Guia Completo

0

Uma questão de extrema importância, que deve ser abordada, como economizar dinheiro sendo autônomo, se você é autônomo não pode deixar de ler esse artigo, ele foi feito para você.

Como Economizar Dinheiro Sendo Autônomo

 

Você vai aprender de forma efetiva como economizar dinheiro sendo autônomo, algo muito importante, levando em consideração as oscilações que a receita mensal de um autônomo sofre, e as eventualidades negativas, então sugiro que leia atentamente para não perder nada e aprender como economizar dinheiro sendo autônomo.

 

Tenha Consciência de que você Precisa Economizar Dinheiro, Principalmente por ser autônomo.  

 

Antes de mais nada, saiba que cuidar das finanças não é uma tarefa fácil para ninguém, demanda esforço, disciplina, sacrifício, e vamos ser sinceros, se manter disciplinado dessa forma, seguindo as principais características que você que deseja saber como economizar dinheiro sendo autônomo deve seguir, não é nada fácil.

 

No em tanto, você mais do que ninguém, deve ter plena consciência da importância de saber como economizar dinheiro sendo autônomo,  acredito que somente tendo essa clareza, essa consciência de que deve economizar dinheiro, terá forças para se manter consistente na construção de novos hábitos financeiros.

 

Eu concordo quando dizem que na prática o autônomo deve ter o dobro de cuidado quando o assunto é dinheiro, vou te dar 2 bons motivos aqui para você que deseja saber como economizar dinheiro sendo autônomo…

 

1- Você não tem garantia de sario.

 

Acredito fortemente também, que um autônomo, tem condições de ganhar muito mais dinheiro que um empregado, pois o autônomo é o dono do seu próprio negócio, no em tanto, você como autônomo deve saber que é você quem faz seu próprio salário.

 

Não tem nada fixo, um mês é diferente do outro concorda? Sendo assim, ao longo de sua jornada, o autônomo passa por muitas oscilações, deve estar preparado para um cenário, digamos que  “Menos favorável” em termos financeiros.

 

Por conta disso, é de extrema importância que o autônomo economize dinheiro, assim pode investir em um fundo de emergência, que por sinal vou falar um pouco sobre mais a frente, ou faze outro tipo de investimento, para não depender de uma única fonte de renda, faz sentido para você ?Economizar dinheiro também significa, ter mais recursos disponíveis para momentos específicos da vida.

 

2- Você pode ficar Doente e faltar no trabalho.

 

Acredito que devemos viver um dia de cada vez, estar presente no momento, mais também, acredito que não devemos deixar de pensar no amanha.

 

Eu não sei você, mais eu, tenho objetivos de curto, médio e longo prazo, e corro atrás deles, vivo o hoje, de acordo com o que quero para o amanha, uma vida sem rumo, para mim é uma vida sem sentido, e devemos ser conscientes, que ao longo de nossa jornada há imprevistos.

 

Acredito também que o autônomo, não pode ficar doente e faltar no trabalho, caso contrário não vende, não presta serviços e não recebe, mais sabemos que isso pode acontecer, por conta disso, o autônomo deve se precaver, economizar dinheiro é uma forma de se precaver para dias assim, faz sentido para você? Espero que sim.

 

Sem mais de longas, você quer saber como economizar dinheiro sendo autônomo, após ter plena consciência de que deve poupar dinheiro, acredito que deva ter controle sobre seus gastos, e não os gastos terem controle sobre você.

 

Controle Os Gastos 

 

Para saber exatamente para onde seu dinheiro está indo, ter certeza como está gastando seu rico dinheiro, é realmente necessário ter controle sobre esses gastos, essa questão em prática, não é algo muito difícil.

 

Basta você anotar, todos os gastos, desde despesas essenciais, como aluguel, conta de agua, luz, supermercado, quando a cervejinha do final de semana, acompanhada daquela porção deliciosa de calabresa acebolada, que por conta da cebola é necessário comprar um chiclete ou uma bala refrescante.

 

Que fique claro, você tem que anotar até a bala, isso mesmo, um controle rigoroso sobre seus gastos, mostre a sua fida financeira, mostra para sua família que você está no controle da situação, seja um dos poucos afortunados, que possuem essa hábito.

 

A boa noticia, é que hoje em dia, existem muitas ferramentas que facilitam esse trabalho, de controle de gastos, como aplicativos e planilhas, eu particularmente, sou fã de aplicativos, tenho muitos em meu celular, não somente para parte financeira, em fim.

 

Confira abaixo 3 aplicativos que vão te ajudar a controlar seus gatos, e você pode escolher o melhor para você.

 

3 Aplicativos para Controle Financeiro.

 

Eu particularmente, uso um gratuito e bem simples, porém muito eficaz, pelo menos para mim, funciona bem, se chama Wisecash, além dele tem outros aplicativos, as vezes com mais recursos até, então confira a baixo e veja o mais adequado para você.

 

Aplicativos para controle financeiro: WiseCash.

 

O app Wisecash, permite que você registre todos os seus gastos e ganhos também, inclusive quando eles se repetem.

 

Na tela inicial você tem á visão geral do seu orçamento mensal, logo abaixo é mostrado um totalizador de cada conta seguido dos últimos lançamentos realizados.

 

Ainda na parte inferior é mostrado um gráfico com informação mais importante, para onde vai seu dinheiro. esse aplicativo está disponível no Google play.

 

como economizar dinheiro sendo autônomo

 

Aplicativos para controle financeiro: GuiaBolso

 

Esse aplicativo, o GuiaBolso, já conta com mais de 3 milhões de usuários, é bom completo e possui muitos recursos, como o saldo sempre atualizado, você pode ver o saldo de todas suas contas em um só lugar.

 

Possui categorização automática, o GuiaBolso organiza seus gastos automaticamente em categorias e te mostra tudo em gráficos, é fácil de acompanhar, você pode ver o que acontece com seu dinheiro quando e onde quiser, pode traçar metas e acompanhar automaticamente quanto ainda tem para gastar em cada categoria.

 

Para começar a usar, basta fazer o download do aplicativo, disponível no Google play e na Apple Store, se cadastrar conectar o app com seu banco com a senha de visualização e pronto.

 

 

Aplicativos para controle financeiro: Mobills Controle Financeiro.

 

Usado por 2 milhões de pessoas, o aplicativo Mobills ajuda você a gerenciar melhor seu dinheiro você pode planejar suas finanças através de metas de gastos por categoria, acompanhando a evolução das despesas durante o mês.

 

Afirma ser mais completo que planilhas financeiras, com o Mobills você pode analisar seus dados com gráficos e relatórios, além disso você receberá lembretes por e-mail e notificações no aplicativo de suas contas a vencer, está disponível na Apple Store e Google play.

 

como economizar dinheiro sendo autônomo

 

Bom, estão ai os 3 aplicativos, que tinha mencionado anteriormente, basta escolher o melhor para você e começar já a usar, o foco aqui é você ter controle sobre suas finanças, e acredito que essas incríveis ferramentas podem ajudar muito você.

 

Pois bem, você quer saber como economizar dinheiro sendo autônomo, e para prosseguir na execução desse feito de forma efetiva, é realmente necessário que você tenha criado consciência que precisa economizar dinheiro, e ter tido controle sobre seus gastos, ter anotado seus gastos.

 

Para ai sim, irmos para o próximo passo, que é definir as suas prioridades.

 

Defina Quais São Suas Prioridades Financeiras.

 

Agora que você já tem registrado todos seus gastos e ganhos, deve filtrar os separando por prioridades, como gastos essenciais, devo ter o bom senso, de não fantasiar as coisas por aqui, e levar em consideração que agente sempre terá custos de vida essenciais, contas a pagar, aluguel, contas de agua luz, mercado, todos os gastos essenciais.

 

Vou ressaltar que é importante também você saber a diferença entre ativo financeiro e passivo financeiro, fiz um artigo detalhado sobre isso, de uma forma bem resumida, ativo financeiro é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso, passivo financeiro é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso.

 

A ideia é ter mais ativos de que passivos, não confunda passivos com investimentos, voltando ao nosso foco que é saber como economizar dinheiro sendo autônomo, você precisa definir suas prioridades, acredito que gastos essenciais seja uma delas.

 

Outra coisa muito importante também, é você se pagar, um termo muito usado por ai…

 

Se pague primeiro

 

Só que esse se pague primeiro, sabemos que não é bem assim, no em tanto, você deve sim se pagar, muitos usam a regra 50, 15, 35, não sei se já ouviu falar, é útil, então tomei a decisão de falar mais sobre essa regrinha, confira abaixo, ela vai te ajudar.

 

Como Economizar Dinheiro Sendo Autônomo: Regra 50, 15, 35.

 

como economizar dinheiro sendo autônomo

 

A ilustração acima fornecida por meus amigos da infoMoney, explica bem a regra, de modo que eu não precise entrar em muitos detalhes, é como uma pizza, cortada em 3 fatias diferentes, para servir necessidades diferentes.

 

  1. 15 % destinados as prioridades financeiras.
  1. 50% destinados aos gastos essenciais.
  1. 35% destinados a bancar seu estilo de vida.

 

Essa regra não é uma Lei, mais pode te dar ideias de como administrar seus rendimentos de uma forma bem simples você não acha? Você pode destinar por exemplo 20% para as prioridades financeiras, ou 25%, através dessa regrinha, você pode criar a sua regra, deis de que esteja alinhada com seus objetivos.

 

Corte Gastos Desnecessários

 

Acho esse fator bem importante, cortar gastos desnecessários, não sei muito sobre seus hábitos, a forma que gasta seu dinheiro, ou com o que gasta seu dinheiro, mais acredito fortemente, que depois de ter registrado todos os seus gastos, deve ter percebido, pequenos “buracos no seu bolso”, gastos desnecessários, que somados formam uma bola de neve negativa.

 

Lembro do meu primeiro emprego, aonde eu não recebia ticket alimentação,  perto tinha uma padaria, eu adorava o café de lá, tinha um aroma gostoso, era forte, do jeito que eu gostava, enquanto eu tomava esse café, batia um bom papo com um rapaz que trabalhava nessa padaria, era algo agradável…

 

Acabei criando o hábito do “Cafezinho Diário”, todos os dias depois do almoço, tomava uma xícara de café, eu não sei aonde você mora, mais me custava R$5,00 vezes o número de dias do mês que eu trabalhava, no caso 22, me custava R$110,00 esse hábito.

 

Mais o hábito da pizza de sexta, mais outros hábitos, criam pequenos buracos em seu bolso, que se somados juntos, viram grandes Arrombos!

 

E esse dinheiro, pode ser usado de outra forma, como por exemplo se pagar, colocar dinheiro no seu bolso, ao invés de colocar em outros bolsos, ou procurar uma aplicação financeira, que você possa colher frutos de médio a longo prazo.

 

Como o tesouro direto, que você pode começar a investir com apenas R$30,00, em fim, existem sim gastos desnecessários, e você deve ficar atento a eles e corta-los de sua vida financeira, assim trazendo mais dinheiro para o seu bolso, que deve ficar cada vez mais cheio.

 

Faça Uma Reserva De Emergência 

 

Segundo indicador do SPC brasil e CNDL 65% dos Brasileiros não possuem reserva financeira contra imprevistos, a grande maioria está despreparada para eventualidades negativas.

 

Acredito que colocar esse tópico no artigo de como economizar dinheiro sendo autônomo bem adequado, levando em consideração a oscilação de seus rendimentos, e as possíveis eventualidades.

 

Uma reserva financeira, vai lhe garantir recursos adicionais ao longo de sua jornada, no em tanto, não acho muito rentável a ideia de guardar dinheiro em baixo do colchão ou na caderneta de poupança que em minha opinião, tem péssimo rendimento.

 

Como se trata de um fundo de emergência, o autônomo precisaria de um investimento com liquidez diária para fazer o resgate com facilidade,  uma opção seria o Tesouro Selic que tem rentabilidade atrelada a taxa de juros básica da economia, ou em CDBs (certificados de depósito bancário), fiz um artigo detalhado que fala sobre esse tipo de investimento e você pode ler clicando aqui.

 

 

Então, chegamos ao fim desse artigo, se você gostou, compartilhe ajude outras pessoas que desejam saber como economizar dinheiro sendo autônomo, se quiser acrescentar algo útil no artigo, deixe nos comentários abaixo, me fale o que achou do artigo, um grande abraço e até a próxima!

 

 

You may also like
Diferença Entre Ativo Financeiro e Passivo Financeiro Entenda Rapidamente
Como Conseguir Liberdade Financeira: Guia Definitivo.